sexta-feira, novembro 19, 2010

Você busca equilíbrio?

Não, essa imagem não esta simétrica e de propósito!

            Estava hoje em um momento a esmo e decidi ler algo, mas como sempre faço, gostaria de ler alguma coisa mais digamos em que culta, não gosto de ler ficção cientifica ou historias da carochinha, gosto de uma leitura que vai me agregar algum valor. Passei a mão em um livro da Martha Medeiros “Coisas da vida: Crônicas” ao abrir a esmo me veio muita coisa a cabeça e fui fazendo um apanhado de pensamentos sobre a crônica em questão. Ah sim, já ia me esquecendo a crônica se chama “Melhorar para piorar”.
            Não é difícil imaginar o que me poderia esperar nessa leitura, mas caso você queira saber o que ela escreveu sobre tal tema, procure, já entreguei a receita pronta de onde procurar, quero me ater aqui ao meu texto. Tão logo lendo esse titulo me lembrei de uma musica da banda Matanza “Bom é quando faz mal”, também me lembrei de uma musica do Rogério Skylab “Quanto pior, melhor” e mais ainda eu me remeti a Melaine Kein, mais especificamente a posição depressiva.
            Penso que temos de piorar para melhorar, pois, o bom é quando faz mal e quanto pior melhor, isso nos remete a posição depressiva de Melaine Klein. Que coisa mais estranha não é mesmo, mas a idéia é simples e clara, tão clara quanto água pura e cristalina retirada da mais bela fonte já são visto ou ouvido falar pelo homem moderno, definição essa de homem que eu não compartilho, penso que devemos ver esse tal homem como ser humano, pois ai também incluímos a mulher, esse ser tão maravilhoso e fantástico que és.
            Voltando para o parágrafo anterior sobre o piorar para melhorar, penso que seria legal se todos tivessem a idéia de que nada acontece por acaso e até na frase de humor “Até um pé na bunda te leva pra frente”, quantos relacionamentos temos ao longo da vida que em um determinado momento esta bom, tão bom que pensamos até que esse relacionamento esteve o tempo todo conosco e quando terminamos a impressão que da é que nunca tivemos o relacionamento de fato. Mas quero voltar ao termino em si do relacionamento, quando eu digo relacionamento estou me referindo a um exemplo apenas, penso nesse exemplo, pois todos vivemos em constantes relacionamentos, é mais comum acontecer algo nesse tipo.
            Quando rompemos um relacionamento, geralmente, se foi bom ou se estava sendo bom, nos ficamos entristecidos, passamos por quase tudo no fim, alguns pensam até em suicídio, eis que quando nós nos “levantamos” parece até que ficamos mais fortes e olha o que aconteceu, pioramos para melhorar, entramos na posição depressiva e aprendemos partir daí ficarmos melhor.
            Não compensa aqui pensar em musicas românticas ou belos poemas de amor, algo que sempre nos enchem de emoção e tal, aquela baboseira toda sabe. Mas têm um porem ai, se analisarmos as mais belas canções, as mais belas obras, os mais belos poemas, os mais belos textos, os melhores momentos de inspiração de todos, com certeza veríamos que foram feito em um momento depressivo, tem também é claro alguns casos que não se encaixam. Inclusive até tem também aqueles que conseguem extrair o que de melhor tem nos momentos de euforia.
            Vivemos hoje em uma sociedade que busca tanto o equilíbrio, fala se tanto em nirvana, ying yang, balança de equilíbrio, entre tantas outras teorias que dizem sobre equilíbrio. No meu ponto de vista estão tentando passar a perna em nós, seria como se dissessem “Vocês não podem ser criativos, pois se forem criativos, serão críticos e críticos nós não queremos, não temos como manipular pessoas critica”. Opa, olha a dica ai, se somos críticos não tem como nos manipular e quais seriam a vontade dos nossos superiores em deixarmos críticos? Acertou se você respondeu nenhuma. Vamos ter sim momentos de tristezas e momentos eufóricos, vamos viver sim da maneira que corresponde com nossos sentimentos naturais, vamos piorar? Sim, vamos piorar para melhorarmos. Não tenha medo de ficar triste, não tenha medo de ficar feliz, tenha medo de ser manipulado (a), permita se viver sendo uma pessoa mais critica.
            Espero ter feito você pensar sobre o tema, não precisa seguir esse texto e achar que isso é um ensinamento e tal, quero apenas que você pense criticamente sobre ele, se fizer um pensamento critico sobre tal, fiz minha parte. Obrigado, Marcio Colli.

2 comentários:

  1. Para meu equilibrio eu comprei POWER BALANCE..rs.. brincadeira!!

    Show de bola o seu blog.. entre no meu e segue também!

    www.preguicaalheia.blogspot.com

    Um blog de HUMOR!

    Obrigado e abraço,
    P.A.
    ___________________________
    www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo que você disse, é verdade temos que deixar nossos sentimento aflorarem, não podemos consumir tudo que a mídia nos coloca como adequado. Estar em paz consigo mesmo é a melhor das conquistas.

    Obrigada pelo comentário em meu blog.

    Até mais, =)

    ResponderExcluir