terça-feira, novembro 02, 2010

Por que do Blog?

Há muito tempo a idéia de montar um blog vem me perseguindo, eu diria que desde 2000, quando a idéia inicial era eu fazer um site pessoal, influenciado pelas pessoas próximas decidi então dar inicio nessa jornada também, como tenho muitas idéias e gosto de compartilha-las, acho justo ter um blog, e acho que agora estou começando a entrar nesse mundo, ainda estou engatinhando, mas espero pode andar bem e até correr em breve!
Fazendo pesquisas a respeito de blogs descobri o obvio. O termo "weblog" foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação "blog", por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999. Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou "blog" tanto como substantivo quanto verbo ("to blog" ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra "blogger" em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.
Blogueiro ou ainda blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera. No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (devido a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros.
Sobre artigos para blogs descobri também que conhecidos também como "post", a forma substantiva do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog. As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais atualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opção do blogueiro.
Um artigo deve seguir a temática proposta pelo blog e, embora permita uma enorme liberdade opinativa, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo que escreve.
            Sendo assim, esse meu blog será de cunho cientifico primeiramente e com exceção dessa apresentação, sempre estar colocando referencias do que escrevo, espero que gostem e se não gostarem também, por mim tanto faz, estou fazendo pro vontade própria e porque eu quero. Obrigado, Marcio Colli

Nenhum comentário:

Postar um comentário