quarta-feira, novembro 10, 2010

Em busca do nosso sol.



Nunca se vence uma guerra lutando sozinho, nos sabemos que precisamos entrar em contato com toda uma força contínua que vive guardada, essa força contínua eu a considero quase que uma necessidade orgânica do individuo buscar mais por si pra sempre, é como se o nosso organismo estivesse gritando que sim, nos podemos fazer algo melhor do que o BBB, com o perdão da palavra, aquela droga, alias, por falar em drogas, quero deixar bem claro aqui que compartilho com o pensamento de Marcelo Nova que diz “Eu sou inteiramente contra as drogas, por isso não assisto nem a Globo, nem o SBT e nem a Record”.
O ser humano eu considero um ser tão incrível e tão mesquinho ao mesmo tempo, é incrível como pensamos em uma necessidade quase orgânica de buscarmos mais por nos mesmo ao mesmo tempo em que sabemos ser uma necessidade puramente psicológica. Mas alguns poderiam me dizer “É uma necessidade orgânica, veja as plantas, veja os seres irracionais” esses são com certeza os seres racionais tirando a razão dos seres irracionais talvez, mas não vamos entrar nessa questão, até pelo motivo de entrarmos em briga com ambientalistas e pessoas que criticam a nossa comida e vivem comendo a comida da nossa comida, meio estranho não? Mas veja você, eu gosto de comer carne vermelha assada, carne de gado mesmo, nada melhor que uma boa picanha assada na brasa em um domingo de noite acompanhado da tão famosa “cervejinha”.
No entanto eu quero voltar aqui nessa questão de necessidade de se buscar mais por nós mesmos, quando Carl Rogers analisou que as batatas buscavam estar em contato com a luz solar, ele associou tal fato com o ser humano e dizia ser esse o motivo no qual o ser humano busca evolução, ele sempre esta em busca do sol, ou de seu sol, uma vez que estamos falando no sentido abstrato da questão, não pense aqui nesse sol como sendo o sol que faz com que um dia de praia seja maravilhoso, não é esse, estou falando de sol interno, o nosso sol que hora habita dentro de nosso ser.
 Não vou falar da lua que esta dentro de nos, até pra não ficar uma questão muito filosófica, gostaria aqui de retornar para dessa força contínua que vive guardada, veja você que é sempre mais fácil achar que a culpa é do outro, isso Freud já nos dizia sobre o mecanismo de defesa chamado “projeção”, evitar um aperto de mão de um possível aliado, convencer as paredes do quarto e dormir tranquilo, sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo.
Não adianta ou não resolve ou não soluciona, enfim, não encontramos solução pra nada se nos ficarmos acusando outras pessoas e criticando-as, talvez o que Freud queria dizer era para não criticar os outros, até mesmo Jesus disse “Não julgueis para não seres julgados”, nós só criticamos as outras porque não temos coragem de assumir o que somos e assim nos projetamos nos outros, ou seja,  nos jogamos os nossos defeitos em outras pessoas.
Claro que muita gente aqui não vai concordar com o que estou falando, mas o que quero dizer é apenas um ponto de vista meu sobre tal tema e como eu sempre digo, espero que tenha feito você pensar, enquanto humilde escritor amador fizer você pensar, ficarei feliz. 
Proponho até que falamos do que podemos melhorar e em que poderíamos ser melhores para nos mesmo e não para o mundo, quando somos bons para nos mesmo, somos ótimos para o mundo e não é isso que importa? Obrigado, Marcio Colli

Nenhum comentário:

Postar um comentário