terça-feira, novembro 23, 2010

Vamos falar sobre vinho?


     Tenho muitas paixões nessa vida, posso até dizer que sou um homem movido pelas minhas paixões, tenho paixão por conhecimento dos mais diversos assuntos quando envolve o ser humano, tenho paixões também um pouco estranhas às vezes, mas uma das minhas paixões, com certeza é o vinho. Já fui apaixonado por varias bebidas, confesso, mas sempre fui apaixonado por alguma bebida de requinte, como homem requintado que acredito ser, gosto de requinte sim e não vejo isso como defeito, muito pelo contrario.
     Basicamente eu era apaixonado pela água da vida, ou seja, o whiskey, ou em português correto “uísque”, o nome dele em português poucas pessoas conhecem, é mais tradicional o nome americanizado, embora o uísque seja de origem escocesa. Certa vez eu estava fazendo uma pesquisa a esmo sobre bebidas e me deflagrei com o fantástico mundo do vinho. Ao analisar que no Brasil temos ótimas vinícolas fui mais afundo no assunto.
    Não há indícios da origem do vinho precisamente, mas alguns estudos afirmam que o vinho esta ligado a historia da sociedade, os primeiros achados remonta de 7000 anos antes de Cristo, no oriente médio. Os egípcios, os gregos e os romanos faziam muito uso do vinho e até mesmo no velho testamento surge a tal bebida. Pelo velho testamento, Noé foi o primeiro a plantar a vinha. No entanto, apenas no século XIX, com as descobertas de Louis Pasteur sobre a fermentação, pode se entender de forma cientifica o processo de elaboração do vinho, partir desse momento surge então a enologia cientifica.
     No campo cientifico do vinho foram feitas varias descobertas legais sobre essa bebida charmosa e romântica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda se como dose saudável, dois cálices de vinho por dia, a quantidade de “ml” por cálice eu confesso que não sei e também não achei referencias sobre tal, prefiro tomar algo em torno de 300ml por dia, apesar de no momento eu não estar podendo beber, mas assim que eu puder voltar a beber eu vou tomar é pelo menos um litro (risos).
     Voltando para o parágrafo anterior e para o que vale nesse texto, entre os benefícios do vinho posso citar: aumento do HDL (o bom colesterol); redução do LDL (o colesterol ruim); diminuição do risco de infarto; regulador da pressão, pelo seu alto conteúdo de potássio e baixo de sódio; atua como auxiliar digestivo; é um complemento alimentar, pela presença de sais minerais; tem poder antioxidante, que atua no combate ao envelhecimento precoce; diminui as chances de pedras no rim; age como diurético; vaso dilatador periférico; antidepressivo; desinibidor; relaxante; grande evocador de otimismo e estudos recentes demonstra que o vinho elimina boa parte dos efeitos nocivos do fumo no organismo.
     Já estou com vontade de beber um pouco de vinho novamente, não, não sou viciado, estou a mais de 10 dias sem tomar uma gota só de qualquer bebida alcoólica, não sei como ando vivendo (risos), por falar em viver, algumas pessoas apontam que o vinho tem vida, pois ele nasce, evolui e morre. Olha você, até o vinho evolui, por que não evoluirmos também não é mesmo? Voltando para o foco da questão, existem 18 tipos básicos de vinho por sua coloração, nos vinhos brancos temos o amarelo claro, amarelo esverdeado, verde amarelado, amarelo palha, amarelo dourado, dourado e âmbar. Nos vinhos rosados temos o rosado, clarete, rosa, cereja, rosa alaranjado e salmão. Nos meus favoritos que são os vinhos tintos temo a coloração violeta, púrpura, rubi (meu favorito), vermelho alaranjado e telha. A coloração do vinho varia de acordo com a uva e com o corte que é feito, o corte no vinho é quando há mistura de uvas no vinho.
     Prometo voltar para esse assunto em outro dia, até pelo motivo deste texto já ter ficado um pouco grande, mas esse com certeza é um assunto que eu voltarei a falar em breve, compartilharei mais conhecimentos dessa bebida convosco essa semana ainda, aguarde e retorne essa semana mesmo. Espero ter feito você pensar no tema, se fiz você pensar, pesquisar e ir em busca de mais conhecimentos sobre esse fantástico mundo do vinho, fiz minha parte. Por hoje eu vou ficando por aqui, pode comentar dizendo o que gostaria de ver sobre vinho também, isso norteara o que eu falarei sobre essa bebida fantástica, por hoje é só meus amigos sedentos por conhecimentos. Obrigado, Marcio Colli

9 comentários:

  1. gosto de vinho mas sou mais basicão
    o tinto suave =]

    ResponderExcluir
  2. Eu amo vinho, estava numa média de uma garrafa por semana, agora dei uma parada.

    Eu me encaixei bem nos vinho chilenos, meu preferido é o Casillero del Diablo. Cabernet Sauvignon e um Merlot. Imagino que já conheça.

    É isso, em casa não falta uma garrafa de vinho, vodka, uísque hahahahhaah

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de vinho, mas confeço que sou fraca para bebbidas,

    post original

    http://katihobbit.wordpress.com/2010/11/23/radio-comunica/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto!
    Principalmente sobre vinhos.
    Ótimo blog, seguindo aqui.

    http://thayaracristina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por visitar meu blog viu??
    Com relação a vinhos quase não bebo mas com seu texto passarei a apreciar
    boa tarde pra voce

    ResponderExcluir
  6. É mto bom lembrar o qto o vinho pode nos fazer bem... tem um copo dele na capa do meu disco Pushflows http://www.myspace.com/pushflows se quiser conhecer, abraços

    ResponderExcluir
  7. Interessante o post, mas sou geração saúde não bebo.

    ResponderExcluir
  8. Opa!!! Tranquilo, cara?? Bom, eu já bebi bastante vinho na minha adolescência, mas hoje sou um adepto assíduo ao Rum e Uísque. Ainda preferindo claro, ao Rum em tempos alternados e cerveja nos finais de semana (que ninguém é de ferro hehehe).
    Não conhecia essa quantidade toda de vinhos.
    Parabéns pela postagem, cara!! Bacana ter conhecido um pouco mais desse mundo dos vinhos!!

    Abraço!

    www.teclasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vim retribuir o carinho e agradecer os comentários em meu blog.
    Bj

    ResponderExcluir