terça-feira, novembro 16, 2010

Qual o trabalho do psicoterapeuta?


Muito se fala sobre psicólogos, no entanto, quase ninguém sabe ao certo o que vem a ser um psicólogo, não sabendo o que faz um psicólogo também não podemos saber o que faz um psicoterapeuta, meu foco hoje é no trabalho do psicoterapeuta, mais especifico o de orientação analítica. Esse baseia-se o seu trabalho com pressupostos da psicanálise.
O termo “psicanálise” alude unicamente aquela modalidade de tratamento da ciência psicanalítica tal como ela foi legada por Freud, isto é, o terapeuta trabalha essencialmente com a noção dos princípios e leis que regem o inconsciente dinâmico, e a prática clinica conserva uma obediência aos requisitos psicanalíticos básicos, tais como a instituição e a manutenção de um setting adequado, uma atenção prioritária de existência de um campo analítico, com as respectivas resistências; transferências; contratransferências alem de uma continuada atividade interpretativa (ZIMERMAN, 1999.).
            Da psicanálise e dos caminhos que ela vem conduzindo ao longo do tempo, encontramos a psicoterapia psicanalítica ou de orientação analítica, que é por sinal o meu trabalho, sim, estou puxando sardinha pra minha brasa (risos). De acordo com Zimerman (1999), “A psicoterapia psicanalítica vem gradativamente adquirindo uma alta respeitabilidade como uma modalidade terapêutica capaz de propiciar resultados verdadeiramente psicanalíticos, no entanto como forma de exemplificar o universo semântico contido na palavra psicoterapia”.
            O conceito de psicoterapia psicanalítica se pauta em atenuar ou suprir a ansiedade e outros sintomas clínicos, modificar algumas linhas de comportamento, estimulando novos comportamentos durante a experiência terapêutica. O psicoterapeuta psicanalítico não assume papel de tela de projeções. Assume efetivamente papel encorajador diretivo.
            A psicanálise proposta por Freud nos serve como guia para um caminho, como todo caminho ele nos conduz a um lugar, Freud acima de tudo escrevia como se fosse o guia desse caminho nos mostrando todas as belezas desses caminhos, um caminho de lapidar o diamante seria o correto a meu ver.
            Como um trabalho de lapidar o diamante, diamante este que esta dentro de cada um nós, todos temos dentro de nós um reino misterioso, de incrível riqueza e beleza, mas o que também nos chama atenção é a maneira de como nos podemos encontrar este mundo, pois todos nos temos autoridade pessoal de decidir.
            Temos que viajar dentre de nos mesmo e isso não seria possível nos fazermos sozinhos, temos que ter um guia que nos auxiliara neste caminho, alguns poderiam seguir os pais tentando encontrar, alguns através dos amigos e ouso a me dizer que alguns procuram até a religião para encontrar esse reino que habita dentro de nós, mas temos que procurarmos ter um guia que conheça bem os possíveis caminhos para percorrer, poderia ir com todos os que citaram acima, mas eles vão lhe indicar o caminho e ordenar a você que o siga em frente, somente um guia, neste caso o psicoterapeuta, é capaz saber que tem vários caminhos a se chegar a você mesmo, mas só é possível ir pelo caminho no qual o paciente escolher, pois vai do paciente escolher qual caminho ele mesmo deve seguir.
            O trabalho do psicoterapeuta é apenas de lhe mostrar os possíveis caminhos que você poderá seguir, e independente do caminho que você escolher, por mais centrado que você esteja nele, este guia não terá medo de lhes mostrar a beleza que existe em volta dele, e vai de você decidir parar e aproveitar esta beleza ou seguir em frente.
            Somente um psicoterapeuta bem treinado pode seguir por esse caminho junto ao paciente sabendo dos perigos que ali se encontra, o psicoterapeuta tem por excelência o conhecimento desse caminho interno dele próprio, tendo em vista que o mesmo já o trilhou para lapidar o seu diamante, pois somente conhecendo o caminho que se pode ser o guia.
            Claro que podemos dizer que todos os psicoterapeutas são perfeitos, temos de pensar ai que estamos falando da relação paciente/terapeuta, espero ter feito a minha parte nesse texto para lhe auxiliar no que você precisa. Como sempre eu digo, espero ter feito você pensar, se fiz isso, fiz meu trabalho. Obrigado, Marcio Colli.

Referência:
ZIMERMAN, D.E. Fundamentos Psicanalíticos. Porto Alegre: Artmed, 1999.

3 comentários:

  1. ótimo esclarecimento, algumas pessoas realmente não conhecem o trabalho desses profissionais.

    se gosta de cinema passe no:http://katihobbit.wordpress.com/

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Achei o texto técnico demais, não sei se é a proposta.
    Vejo que o papel do psicoterapeuta é amenizar a vida loka da sociedade moderna.

    ResponderExcluir
  3. ^^ amenizar a vida loka da sociedade morderna ahuhauhauhauhauhauhauh esse ai sabe muido rs....mais reducionista q isso impossivel

    ResponderExcluir