quarta-feira, novembro 17, 2010

Por que as mulheres fumam?

Sobre mulheres eu concordo com a visão de Marcelo Nova que diz em seu site “Gigantescos turbilhões emocionais. Receio que como a maioria dos homens, nunca tenha entendido-as por completo, desentendimento este que, no entanto, jamais me impediu de desejá-las. É no terreno do desejo que se confrontam a tênue natureza dos sentimentos e dos seus improváveis caminhos. É lá que elas dilaceram vidas, não raro as suas próprias, movidas apenas pelo ritmo da batida volúvel de um pequeno músculo do peito".
Pensando em mulheres, pude perceber que quase tudo sobre mulheres podemos responder através de pesquisa e penso que o ser humano em geral, indo mais alem decidi limitar a minha pesquisa a um tema mais amplo e pensei em um problema de saúde publica, ou seja, o cigarro, juntando cigarros e mulheres, pensei na hora “que delicia” mas me perguntei “Por que as mulheres fumam?”. Pra responder essa questão eu fiz o que eu adoro fazer, ir atrás e pesquisar a respeito e encontrei alguns estudos que falam sobre isso e decidi compartilhar convosco hoje.
Temple University (2009) aponta que uma em cada cinco jovens mulheres (de 18 a 24 anos) é fumante – e a maioria dessas continuam fumando com freqüência por medo de ganhar peso, caso largue o hábito. Várias mulheres universitárias declararam fumar para manter seu peso baixo. Possivelmente, o ganho de peso justifique, em parte, a maior taxa de recaídas entre as mulheres. Embora tenha ocorrido ganho de peso em ambos os sexos, sabemos que entre as mulheres essa preocupação é evidentemente maior, talvez justificando a maior taxa de sucesso entre os homens observados também em algumas publicações (GRITZ, 1996 apud ISSA, 1998).
             No que diz respeito ao consumo de cigarros em jovens, Boeira (2000) revela que o tabagismo diminui entre os rapazes e homens na medida em que há mais escolaridade, enquanto entre garotas e mulheres aumenta, justamente entre as que têm mais estudos. Estes dados indicam que mesmo informados sobre os riscos e danos causados pelo consumo de nicotina os jovem continuam consumindo a droga. Então chega-se a conclução de que estar informado sobre os malefícios do tabagismo não é suficiente para um jovem não fumar. Fatores contextuais e sociais, como a universidade, bares, danceterias, entre outros, podem ser muito mais influentes na manutenção do comportamento de fumar do que a própria dependência química. 
O Brasil, apesar de ser um país em desenvolvimento e de ser um grande produtor de tabaco, tem investido esforços para a articulação de um Programa Nacional de Controle do Tabagismo intersetorial e abrangente, e tem alcançado resultados positivos. Um deles é a queda de 32% no consumo anual per capita de cigarros entre 1989 e 2002, e outro é a redução da prevalência de fumantes em todas as regiões do país. No município do Rio de Janeiro, por exemplo, este índice era de 30% em 1989, caindo para 21%, em 2001, e para 17%, em 2003. Estes dados animadores vivenciam a eficiência dos caminhos escolhidos, apesar dos grandes desafios que ainda persistem (INCA, 2004).
            Ainda com informações do Inca, O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.
            Com a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho seu papel social também foi se alterando rapidamente. A mulher passou a ter mais poder, tanto aquisitivo, quanto de decisão, dentro da própria sociedade, na qual já exercia um papel fundamental de modelo de comportamento para seus filhos (INCA, 2009).
            De acordo com o INCA (2009), em decorrência de todas essas mudanças, a mulher tornou-se um dos alvos prediletos da publicidade da indústria do tabaco, que passou a divulgar o cigarro como símbolo de emancipação e independência. Isto fez, e continua fazendo, com que o número de fumantes, principalmente entre o sexo feminino, aumente na América Latina.
            Ainda segundo dados do mesmo instituto, no Brasil, estudo realizado em 1997 entre estudantes de 10 capitais brasileiras, mostrou que, em pelo menos sete capitais, as meninas vêm experimentando cigarros em maior proporção que os meninos. A participação das mulheres no número de fumantes vem aumentando, sobretudo nas faixas etárias mais jovens. Estima-se que, aproximadamente, um terço da população adulta fume, sendo em média 11 milhões de mulheres e 16 milhões de homens, e o maior número de fumantes está na faixa dos 20 aos 49 anos (INCA, 2003 apud PLANETA e CRUZ, 2005).
            Estes são estudos feitos por mim sobre o tema, penso no cigarro como um problema social e é interessante ver um problema social com a ótica de favorecimento no meio social, como o texto indica. Temos ai uma dicotomia que devemos pensar, mulheres fumam devido a comportamentos sociais, o cigarro é um comportamento social masoquista no mesmo ponto e de saúde publica e ai?
            Espero ter feito você pensar sobre o tema, será que compensa mesmo fumar e prejudicar a saúde em busca de um corpo bonito? Será mesmo legal para as mulheres fumarem para aumentar a aceitação social? Pois bem, espero que vocês respondam pra si mesmos. Como sempre digo, espero ter feito vocês pensarem no tema, se fiz isso, fiz minha parte. Obrigado, Marcio Colli.

Referência:
BOEIRA, S. Luís. Tabagismo entre Jovens. Disponível em: http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/variados/dicas6.html. Acesso em: 12 Abril 2009.

INCA, Relatório de OMS sobre a Epidemia Global de Tabagismo. Disponível em: http://www.inca.gov.br/tabagismo/publicacoes/OMS_Relatorio.pdf. 2008. Acesso em: 21/04/09.

____, Muller e tabaco. Disponivel em: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=jovem&link=namira.htm. 2009. Acesso em: 22/10/09.

____, Tabagismo: dados e números. Disponível em: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=dadosnum&link=mundo.htm. 2009. Acesso em: 22/10/09.

IGLESIAS, Roberto et al. Controle do Tabagismo no Brasil. 2007. Disponível em:<http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Controle%20do%20Tabagismo%20no%20Brasil.pdf>. Acesso em: 08 set. 2009.

ISSA, Jaqueline Scholz et al . Intervenção sobre tabagismo realizada por cardiologista em rotina ambulatorial. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo,  v. 70,  n. 4, Apr.  1998 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X1998000400006&lng=en&nrm=iso>. access on  01  Nov.  2009.  doi: 10.1590/S0066-782X1998000400006.

TEMPLE UNIVERSITY (2009, April 25). Positive Body Image More Effective Than Exercise In Helping Young Women Lose Weight, Quit Smoking. ScienceDaily. Retrieved May 3, 2009, from http://www.sciencedaily.com/releases/2009/04/090424122623.htm

4 comentários:

  1. Fumar já é uó. Mulher que fuma então nem se fala! Péssimo habito. :T

    ResponderExcluir
  2. Dados muito interessantes! Realmente, já percebi que os jovens de hoje em dia têm fumado mais, principalmente as mulheres.
    Particularmente, sou contra o fumo, acho terrível!

    ResponderExcluir
  3. Não sou contra o fumo, acho que cada pessoa seja homem ou mulher tem o direito de fazer o que quiser da vida, seja dissolver o fígado ou bronzear os pulmões, particularmente, bebo muito e fumo igualmente. Tenho uma ligação emocional a isso e não nego, é algo me satisfaz, me inspira e me faz bem. Muitos me dizem que o cigarro ainda vai me matar, mas todos morreremos um dia. Eu não posso escolher a minha morte? Prefiro morrer fumando do que atropelado ou com uma bala perdida. Morrei lindo, deitado em meu leito, uma taça com conhaque em uma mão, um cigarro em uma piteira na outra, tomarei meus últimos goles e tragarei a última fumaça. rsrs

    Parabéns pelo blog querido, passa no meu quando der.

    www.this---isme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sou contra o fumo, acho que cada pessoa seja homem ou mulher tem o direito de fazer o que quiser da vida, seja dissolver o fígado ou bronzear os pulmões, particularmente, não bebo mas fumo muito . Tenho uma ligação emocional a isso e não nego, é algo me satisfaz, me inspira e me faz bem. Muitos me dizem que o cigarro ainda vai me matar, mas todos morreremos um dia. Eu não posso escolher a minha morte? Prefiro morrer fumando do que atropelado ou com uma bala perdida. Morrer é lindo, ainda deitado em meu leito, uma xicara de café em uma mão, um cigarro em uma piteira na outra, tomarei meus últimos goles e tragarei a última fumaça.

    Isso sim é arte ( exceto a risada) EHAIUPEHIAEU

    um pouco modificado.

    ResponderExcluir