sábado, novembro 27, 2010

Parafilias.

   Muito se fala em sexo hoje em dia, até mesmo em forma de endeusamento, sexo hoje envolve quase tudo no ser humano adulto. Sexo e sexualidade são duas coisas bem diferentes, quero deixar bem claro que sexualidade é tudo o que nos de prazer em fazer, por exemplo, “comer chocolate”. O sexo eu traduzo como um verbo que não tem como conjugar, todo verbo é uma ação, sexo é uma ação, mas conjugar o verbo sexo não tem como até mesmo porque é uma serie de ações.
   Saindo um pouco da questão entre sexualidade e sexo e as formas gramaticais do mesmo, vamos falar sobre parafilias. Parafilia é toda forma “diferente” de sentir prazer no ato sexual. Para se caracterizar uma parafilia tem de haver anseios, fantasias ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos, atividades ou situações incomuns e causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Parafilia não é um bicho de sete cabeças entender, existem muitas e diversas denominação sobre “essa forma diferente” de se ter prazer sexual, deixando bem claro que pode parecer diferente pra quem não pratica nenhum tipo de parafilia, mas pra quem pratica é bem comum e essas pessoas acham diferente e monótono o tal comportamento sexual normal.
  De acordo com o DSM-IV (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais), fazem parte da classificação de parafilias os seguintes diagnósticos: Exibicionismo; Fetichismo; Frotteurismo; Pedofilia; Masoquismo; Sadismo; Fetichismo Transvertido; Voyeurismo; Escatologia telefônica; Necrofilia; Parcialismo; Zoofilia; Coprolalia; Clismafilia, Urofilia e Parafilia sem outra especificação.
   Pelo nome conseguimos perceber aproximadamente o que é cada tipo, falarei um pouco sobre cada uma nesse texto de hoje, outros dias eu falarei mais sobre cada uma. O exibicionista define a pessoa que sente prazer em se mostrar, geralmente essas pessoas tem pouca satisfação interna e precisa dessa satisfação externa, de certa forma somos todos um pouco exibicionistas, no entanto, mulheres têm mais tendência ao exibicionismo do que homens. O exibicionista não vive sem o voyeur, o voyeurismo pode definir como sendo a pessoa que sente prazer ao ver, ou seja, vendo o exibicionista o voyeur sente prazer, se o exibicionista não tiver o voyeur ele não consegue excitação e o voyeur sem o exibicionista também não consegue excitação. O voyeur geralmente também tem pouca satisfação interna e procura essa satisfação vendo uma pessoa se exibir para ele, mesmo que o exibicionista não perceba a presença do voyeur.
   O fetichismo pode ser definido como sendo o interesse sexual por partes do corpo do(a) parceiro(a), ou para algum objeto inanimado, nesse caso tem de se reparar no objeto que de prazer para sabermos em relação a que esta o “problema” da pessoa. No fetichismo transvertido o prazer esta em se vestir do sexo oposto para o sexo em que se veste, seria o caso do homem que se veste de mulher para a mulher e a mulher que se veste de homem para o homem, casos de fetichismo e/ou fetichismo transvertido é mais fácil ser encontrado em homens, para haver o fetiche em ambos, um da relação tem o parcialismo que seria quem da sustento ao fetiche em geral.
   O sadismo não vive sem o masoquismo e o masoquismo não vive sem o sadismo, seria a melhor definição para essas duas parafilias. O termo sadomasoquismo vem dessas duas parafilias, onde o sado é o que bate e o maso é o que apanha na relação, geralmente os sadistas são mulheres e os masoquistas são homens, nota-se facilmente que nesse tipo de parafilia a pessoa assume uma “personalidade” contraria ao que ela perante a sociedade.
   A coprolalia pode ser definida como o ato de proferir palavras obscenas e gestos obscenos na hora do sexo, muitas vezes essas pessoas chegam até a se excitar ao falarem palavrões e gesticularem obscenamente durante o seu dia, é raro de encontrar pessoas assim, mas encontramos. A urofilia é a forma de se obter prazer através da urina do parceiro/a e até mesmo de urinar em si durante o ato sexual, se assemelha a urofilia com a agaltomafilia, no entanto, essa compreende sendo o prazer com a urina, fezes e vomito.
   A Escatologia telefônica como o nome sugere, é a forma de se obter prazer por sexo fone ou tele sexo, nesse caso o prazer consiste em relações sexuais por telefone, é praticado tanto por mulheres como por homens. A clismafilia é a forma de se obter prazer sexual através de enemas, geralmente essas pessoas trabalham na área de saúde.
   A zoofilia, pedofilia, necrofilia e frotteurismo é considerado crime em nosso pais, no entanto existem pessoas que sentem prazer apenas praticando esses crimes. O frotteurismo é mais encontrado em homens, sendo a forma de ter prazer através da fricção com roupa em outras pessoas, ou a famosa encoxada, como dizem por ai. Necrofilia é a forma de se obter prazer sexual com pessoas mortas, geralmente necrófilos são os famosos “nerds” da medicina que não conseguem ter muito contato social e fazem sexo com os corpos dos laboratórios de anatomia das universidades. Zoofilia é a forma de se obter prazer sexual com animais e pedofilia todos já sabem que é com crianças.
   Particularmente eu concordo com a visão de ser crime as quatro formas de parafilias acima citadas. Por fim temos a parafilia sem outra especificação, nesse quadro entram todas aquelas menos conhecidas e mais raras de ser encontradas.
   Parafilia é serio, causa mesmo muito sofrimento para quem as pratica, no entanto tem pessoas que praticam e não tem sofrimento, pode dizer que seria uma parafilia controlada, quando não é crime e é controlado, sem causar prejuízo para quem as pratica, eu não vejo problemas algum. Vamos viver as diferenças mas respeitar as nossas leis não é mesmo? Espero ter explicado algo novo pra você e ter feito você pensar no tema, se fiz isso, meu papel foi concluído. Obrigado, Marcio Colli.

2 comentários:

  1. bem legal o blog

    eu cliquei no seu adsense clique la no meu abcsss

    http://planetahuumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante ((:
    segui, me segue ?
    http://euaprendique.blogspot.com/

    ResponderExcluir