segunda-feira, novembro 08, 2010

E por falar em personalidade...

Muita gente comenta comigo sobre esse tema e como identificar a personalidade da pessoa e tal, esse tema sempre me chamou atenção, sempre temos varias visões do que é e não é a personalidade de cada um de nós, temos ai à visão esotérica e a cientifica e tentarei ser breve em ambas.
Desde os primórdios o termo personalidade aparece, mas fica a duvida do que é essa personalidade que tanto se fala. Para Cabral e Nick (2003)*, são inúmeros os significados a palavra, todos influenciados pelo aspecto particular que se pretenda focalizar, estudar ou definir da pessoa como entidade dotada de propriedades que as distinguem individualmente e a configuram físicas, psíquicas, sociais e culturalmente.
            Entre as mais conhecidas definições psicológicas destacam-se em: 1) Segundo G. Allport é a organização dinâmica, no individuo, daqueles sistemas psicofísicos que determinam o seu pensamento e comportamento característicos, a sua adaptação típica ao meio social. 2) De acordo com R. B. Cattell, é o q permite uma predição do que uma pessoa fará numa dada situação. 3) Para Murray, é a continuidade de formas e forças funcionais que se manifestam através de seqüências de processos organizados e comportamento manifesto, do nascimento ate a morte. 4) Diante da reflexão de  R. S. Lazarus, a personalidade é relação de estruturas psicofísicas, relativamente estáveis, em virtude da qual uma pessoa age de determinada maneira ou outra, tal como se interferiu no seu comportamento. 5) Segundo Sawrey e Talford, é a organização única de características e tendências de estimulo e resposta do individuo, na medida em que elas estão dinamicamente envolvidas em situações sociais. 6) Adler já vai nos dizer que personalidade é o estilo de vida do indivíduo, ou a maneira característica de reagir aos problemas da vida, incluindo as metas vitais. 7) Já para Freud, a personalidade é na realidade a integração de id, ego e  superego.
            Como todas essas demonstrações mostram, a personalidade tem sido desenvolvida de diversas maneiras por vários psicólogos, porem, a que me parece mais convincente é a de Freud, sendo a integração de id, ego e superego. Com essa temos o histórico de vida de cada sujeito que contribui para a construção de sua personalidade, pois a integração nos da uma ilimitada visão.
            Para os esotéricos temos a visão da cor das auras (aura etérica), temos ai uma infinita visão de cores diferente que pode nos diferenciar e acabamos seguindo a lógica das cores em suas tonalidades, talvez no texto “Vamos falar de aura?” desse mesmo Blog não ficou claro que também pode haver rajadas de cores diferentes em cada ser humano e novamente temos ai a visão de forma ilimitada.
            Temos também aqueles que acreditam nos signos ou na astrologia, sinceramente eu não acredito em horóscopo, astrologia sim eu até consigo concordar em algumas partes, no entanto temos que ver que para a astrologia a nossa personalidade esta ligada basicamente ao nosso signo regente, somado ao signo ascendente, somado a posição astrológica da lua na data, local e horário que nascemos. Temos nessa visão então a possibilidade de nos limitar há aproximadamente 1728 personalidades diferentes, pois temos 12 signos diferentes que um deles é o nosso signo regente, isso nos coloca em uma classe (A), dos doze signos temos um também que é o nosso signo ascendente, isso nos colocar em outra classe (B) e por fim temos as doze posições astrológicas da lua, isso nos coloca em outra classe (C).
            Nessa visão temos então as classes A, B e C, a conta é simples: 12³, isso falando de grosso modo, claro, a fino modo temos 12 casas astrológicas diferentes, isso nos deixa na conta de 12¹², é, vai dar um numero e tanto, mas mesmo assim temos uma visão limitada da personalidade.
            Não gosto muito dessa visão de limitação da personalidade, até porque eu acredito que o ser humano deve ser ilimitado e visto dessa forma, temos claro, as nossas limitações, mas mesmo assim não podemos deixar isso levar em consideração por enquanto.
            Viva as diferenças e viva as qualidade e defeitos de todos nós! Espero novamente não ter explicado algo e sim abrir um novo tema para se pensar, como sempre eu faço, se fiz você pensar, fiz meu trabalho.
            Obrigado, Marcio Colli.

*CABRAL, A. & NICK, E. Dicionário técnico de psicologia. 13 ed. São Paulo: Cultrix, 2003.

2 comentários:

  1. Meu rei teu texto, ficou showwww!!! Parabéns pelo blog...
    Vou visitar sempre que eu puder! ;)
    Beijooo

    Elisângela

    ResponderExcluir
  2. Márcio....nos tempos de escola achei que vc era muito bom com os núremos!!! Mas vejo que vc é melhor com a Psicologia!!rsrsr....Parabéns!!!!
    Respeito cada estudo e tese...mas tomando a liberdade de opinar em uma linguem popular; acredito que as pessoas assumem sua personalidade de acordo com seus princípios, eles podem ser bons ou maus, logo definem sua personalidade.
    Bjão........parabéns!!

    ResponderExcluir