quinta-feira, novembro 11, 2010

A dor não é inevitável. O sofrimento sim

     Conversando com algumas pessoas me peguei a pensar na frase de Carlos Drummond de Andrade que diz “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional...” pensando sobre tal frase, tão logo cheguei a uma questão. Será mesmo a dor inevitável? E o sofrimento, será mesmo opcional?
     Obviamente eu discordar de Drummond seria um tanto em que difícil tamanha é a obra dele e eu sendo um humilde escritor amador não poderia discordar de tal autor, mas vejamos pelos olhos da ciência psicológica. Temos uma vertente da psicologia que vem nos dizer sobre estímulo-resposta, digo vertente apenas para compreendermos um pouco sobre tal assunto, não vamos entrar aqui na questão da vertente. Esse pensamento surgiu nos primórdios da psicologia dizia que para cara estimulo há uma resposta, pegando um exemplo bem claro, seria como atravessar a rua sem olhar se vem carro. O seu estimulo foi atravessar a rua, a resposta pode ser um atropelamento.
     A questão de estímulo-resposta é diretiva, ela nos leva até mesmo á terceira lei de Newton que vem nos dizer "Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário", o principio é muito simples, vendo pela ótica da ciência em geral e lembrando que na natureza nada se cria nada se perde, tudo se transforma. Penso que em ciência isso deve acontece o mesmo.
     Temos ai também à visão esotérica da questão, sim, os esotéricos também dizem isso, em ciência esotérica temos a lei de causas e efeitos, trocando em miúdos, seria o famoso ditado “aqui se faz, aqui se paga” e penso ser por ai mesmo essa questão. Para cada estimulo temos uma resposta, toda ação tem sua reação, isso tudo pode ser entendido como lei de causas e efeitos e lei de causas e efeitos pode ser entendido também como tais questões, claro, não podemos e não devemos ser tão simplistas e reducionistas assim.
     Alguém poderia me dizer “Nunca roubei ninguém e porque me roubaram?”, vou voltar um pouco no parágrafo anterior e repetir que não devemos ser tão simplistas e reducionistas assim, penso que essas leis básicas tendem a serem vistas dessa forma, no entanto, penso que não deveria. Se falarmos nessas leis e nessas questões, acredito ser importante trazer a questão de mundo interno e do que causamos com as nossas atitudes, um exemplo bem claro seria o caso do garoto que fez a namorada chorar por ter deixado-a e pouco tempo depois vem a ter uma decepção amorosa, as vezes ele pode até ter pensado que não fez a primeira garota sofrer tanto como ele esta sofrendo naquele momento e pensa “naquela época eu era moleque e ela uma menina, como pode ela ter sofrido tanto como eu estou sofrendo agora?” cuidado, temos ai uma questão perigosa.
     Como podemos medir a dor psicológica que a perda de um amor, um ente querido morto por um motorista embriagado, um roubo, um assalto, um estupro, uma tragédia, entre tantos outros sofrimentos que causamos, poderia citar aqui vários, mas não vou. A frase "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" vem nos dizer justamente isso, não existe e nunca vai existir um instrumento capaz de medir a dor psicológica, ou a dor da alma, como preferir.
     Essa dor na alma é o sofrimento que temos quando acontece algo de ruim conosco, quando pensamos “não fiz nada para termos tanto sofrimento” ou “eu não mereço tanto sofrimento”. Entre tantos outros pensamentos que temos, temos de ver também qual a dor psicológica que causamos em outras pessoas, quantas vezes nós não matamos os sonhos de outras pessoas, ou matamos a vontade de alguém amar outra pessoa, ou não matamos a fome de quem vem em nossa porta pedir um pão apenas. Essa dor que causamos em outras pessoas também não tem como medi-las, mas temos como e com certeza vamos sofrer igual à dor que causamos, em igual tamanho, pode ate ser que demora, mas vai vir, tenha certeza disso, por vezes vem sempre quando nos esquecemos, sentiremos na pele o que causamos as pessoas, ninguém escapa disso, aqui se faz aqui se paga sim.
     Se temos conhecimentos de tudo isso e ainda sim causamos a dor no nosso próximo, pode ter certeza, você sentiras também essa dor que esta causando. Ai eu pergunto pra você a dor é ou não inevitável? E o sofrimento?
     Como eu sempre digo, espero ter feito você pensar a respeito de tal tema, me abro também para discussões sobre tal tema e gostaria de encerrar hoje com uma frase do amado Freud “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”. Obrigado, Marcio Colli.

2 comentários:

  1. Pode até ser inevitavel a dor e o sofrimento... Mas, ler esse seu espaço aqui é com certeza INEVITAVEL! :D Simples assim!

    Cada segundo que uso lendo essas letrinhas ,bahh, mara!!

    "Definitivo, como tudo o que é simples.
    Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram...
    A resposta é simples como um verso:
    Se iludindo menos e vivendo mais !!!""

    Tudo que li foi muitoooo precioso!
    Valido pra vida toda, em todos os momentos..


    AMO VOCE!

    ResponderExcluir