terça-feira, novembro 09, 2010

Como fazer referências bibliográficas em textos científicos

            Desde os tempos em que eu era universitário e até hoje eu confesso que fazer as referêrencias bibliográficas sempre foram um transtorno geral, imagina você criar todo um trabalho e perder pontos por esquecer as referencias? Ou ainda não colocar e acabar por tirar um zero no trabalho, essas são algumas situações que podemos acabar nos dando mal em um trabalho cientifico.
            A referência bibliográfica ou bibliografia é importante para o autor saber de onde é a fonte que você esta bebendo e contribuindo para o conhecimento de tal tema, em todo o texto que criar, se tiver algum dado que você foi buscar fora, mostre onde você foi buscar através da referencia. Fazer a referencia torna o seu texto não só mais confiável como também (eu acho) mais bonito e harmônico, salvo em algumas exceções, óbvio.
            Esse site ajuda você a criar a sua referência: http://www.rexlab.ufsc.br:8080/more/# é gratuito e é da UFSC, vale a pena conferir, se você buscar textos científicos na internet, como por exemplo o Scielo, que por sinal é o melhor site de pesquisa cientifica hoje na internet (minha opinião), voltando pra questão, nesse site tem um link ao lado dizendo: How to cite this article (como citar esse artigo) nesse link esta dizendo como citar o artigo que você esta fazendo um famoso “copia cola”.
            Não se preocupe em fazer “copia cola” em seus trabalhos científicos, lembre se: copiar um trabalho de um autor é plagio, mas copiar vários autores e vários trabalhos é pesquisa cientifica. Quando fizer um trabalho cientifico procure sempre usar no mínimo três autores diferentes, isso acaba dando mais valor ao seu trabalho.
            Pra vocês ficarem um pouco, só um pouco mesmo felizes, segue um roteirinho de como fazer as suas referências, lembre se de só deve constar o que foi citado no corpo do trabalho. Façam suas Referências do seguinte modo:
Livros:
SOBRENOME, Iniciais. Nome do livro(essa parte em negrito). Cidade: Editora, ano.

Livros com mais de um autor:
SOBRENOME, Iniciais; SOBRENOME, Iniciais. Nome do livro(essa parte em negrito). Cidade: Editora, ano.

Capítulos em livros organizados:
SOBRENOME, Iniciais. Nome do capítulo. In: SOBRENOME, Iniciais (Org.). Nome do livro(essa parte em negrito). Cidade: Editora, ano.

Artigos:
SOBRENOME, Iniciais. Nome do artigo. Nome da Revista(essa parte em negrito), volume, número, ano, páginas.

Artigos da internet:
Se tiver a referência da revista (em arquivo pdf) é igual ao dos artigos de revista.

Se for disponível apenas pela internet:
SOBRENOME, Iniciais. Nome do artigo. Nome da Revista(essa parte em negrito), volume, número, ano. Disponível em: http://www...... Acesso em: DD/MM/AAAA.

Sites da internet:
NOME DO SITE. Nome do texto (se houver). . Disponível em: http://www...... Acesso em: DD/MM/AAAA.

Nesta sessão o espaço entre linhas deve ser 1 e entre as referências dois. Espero que tenha ajudado, façam bom uso das informações aqui colocadas e bom trabalho.
Obrigado, Marcio Colli

8 comentários:

  1. Olá, muito obrigada, me ajudou muito, Deus te abençoe cara! :D

    ResponderExcluir
  2. Valeu cara pelas informações, conseguir elimiar as minhas dúvidas.......... Fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. Olá... queria saber de você, entreguei meu TCC a banca e apresento nessa semana. Porém, percebi que esqueci de colocar 4 referências bibliográficas. O que isso pode me prejudicar?

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada! Você está ajudando muita gente com essas informações.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, que Deus continue te iluminando!
    Está sendo muito útil .

    ResponderExcluir