sábado, novembro 20, 2010

Astrologia e mitologia.

            Muita gente me pergunta sobre signos astrológicos, como eu sei um pouco sobre o assunto, pensei em escrever a respeito. Quero deixar bem claro que estou falando de signo astrológico e não de signos em geral, a astrologia pode ser vista como ciência, porem um tanto reducionista, alguns afirmar ser uma pseudociência, mas como não estamos aqui pra julgar o que ela é ou não é e sim para tentar dar uma mistificada no tema. Um ponto a ser observado também é a diferença entre horóscopo e astrologia, no meu ponto de vista, astrologia é um conjunto de estudos sobre a personalidade do individuo, já o horóscopo é um método de adivinhação com base em posições planetárias e toda uma lenga lenga que eu particularmente, não acredito.
Tem muitas visões sobre diversas astrologias, quero deixar bem claro que estamos falando da astrologia ocidental, essa vertente é a dos gregos e misturar astrologia com mitologia Greco-romana fica ao meu olhar, muito interessante. Primeiro temos as 12 casas astrológicas seguindo essa mesma ordem: Áries; Touro; Gêmeos; Câncer; Leão; Virgem; Libra; Escorpião; Sagitário; Capricórnio; Aquário; Peixes. O inicio dos signos é no mês de março (dia 21) e o termino, obviamente, em março (dia 20), cada casa astrológica, ou signo, possui o seu elemento natural. Temos na natureza 4 elementos naturais, são eles: Terra; Fogo; Água e Ar.
Os quatro elementos naturais pertencente a cada signo seguem essa ordem: Fogo; Terra: Ar e Água. Começando sempre pelo signo de Áries, ai já pode estabelecer certo tipo de padrão comum entre os signos, ou seja, de certa forma temos ai um pouco de reducionismo. Mas como já falamos um pouco de astrologia, vamos entrar agora um pouco na mitologia e misturar os dois, quer ver como?
Áries é regido pelo planeta Marte, Marte na mitologia é o deus da guerra, logo arianos são guerreiros, a idéia é simples não? O planeta regente do signo de Touro é Vênus, Vênus era a deusa do amor ou a Afrodite, como preferir. Gêmeos é regido pelo planeta Mercúrio que era o deus mensageiro do Olimpio. O signo de Câncer é regido pela lua, por sinal, essa Deusa era a rainha dos deuses. Na sequência agora vem o signo de Leão, este signo é regido pelo Sol, Sol na mitologia era o olho do mundo. Virgem, o sexto signo do zodíaco é regido pelo planeta Mercúrio, o mesmo planeta do signo de gêmeos, no entanto cabe ressaltar que existem diferenças entre esses dois signos. O signo de Libra, regido pelo mesmo planeta do signo de Touro, ou seja, Vênus, vale lembrar novamente que existem diferenças entre os dois signos. Escorpião por sua vez é regido pelo planeta Plutão, por sinal este planeta foi reduzido a planeta anão há alguns anos atrás, Plutão na mitologia era o Deus da morte. Na nona casa do zodíaco encontra se o signo de Sagitário, este é regido pelo planeta Júpiter, o rei dos Deuses na mitologia. Décima casa para Capricórnio, regido pelo planeta Saturno, Saturno era o Deus da Terra. O signo Aquário é regido pelo planeta Saturno também, porem este tem co-regencia de Urano, sendo mais claro o planeta de maior intensidade pra este signo é o de Urano, Urano era o deus dos céus. Por fim temos o signo de Peixes, regido pelo planeta Júpiter também, no entanto, este tem a co-regencia de Netuno, na mitologia era o Deus do mar, ou Posseidon para algumas mitologias.
Depois desse longo parágrafo cansativo, espero que ainda esteja lendo, pois bem, se associarmos todos os signos com a mitologia vemos a historia dos deuses e conseguimos entendermos sobre a característica de cada um, é bem simples de saber, foi assim que eu aprendi um pouco sobre o assunto, o suficiente para falar de signos por varias vezes.
Pegamos um rápido exemplo, Zeus (Júpiter), filho de Plutão e irmão de Saturno e Urano. Júpiter era casado com a Lua e o guerreiro do Olímpio era Marte, e por ai vai. Sabendo a historia de todos os deuses e deusas começamos a entender um pouco mais sobre astrologia. Entendendo um pouco mais de mitologia, entendemos também um pouco mais de psicologia e entendendo um pouco mais de psicologia, entendemos um pouco mais de ser humano. Isso não é fantástico?
Espero que tenha feito você pensar no tema, sugiro que faça você mesmo as suas pesquisas sobre o tema e elaborem o seu próprio método de estudo sobre esse tema interessante. Logo devo postar mais sobre esse tema. Atenção: nesse texto pode conter informações erradas, por isso também, indico pesquisar mais por conta. Obrigado, Marcio Colli.

Um comentário:

  1. Oi Marcio,
    Sendo Balneario Camboriu regido pelo signo de cancer ...Qual e seu comentario em relacao a ilha das cabras ( Super Capricornio)ser envolvida pelas garras Norte e Sul das Barras???
    paulocarlesso8@hotmail.com

    ResponderExcluir