quarta-feira, novembro 03, 2010

3/11 Dia Internacional do Homem?

Como sempre eu faço, procuro saber do que é o dia que estou, e hoje acabei descobrindo um dado interessante, hoje, 3 de novembro de 2010 é o dia internacional do Homem, sabíamos e todos sabem que existe um dia internacional da Mulher, no mundo o dia 10 de dezembro é comemorado o dia internacional dos direitos humanos, ou dia do homem, como foi oficializado, claro que dia do homem na mesma data do dia internacional dos direitos humanos nos remete apenas a pensar no homem como todo ser humano, assim como a historia vem nos mostrar.
O dia internacional do Homem me chamou atenção hoje e fui atrás para pesquisar, temos até site oficial de hoje, duvida? Acesse: http://www.international-mens-day.com/ sim, é verdade, temos site, viu? Segundo informações desse site, O Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado em 19 de Novembro de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e vários grupo de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
Opa, Houston temos um problema aqui, alguns lugares acusa ser dia 3/11, outros 19/11 e no Brasil a data é comemorada dia 15/7, e agora? Qual a data oficial?
Seguindo no mesmo site tem a diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, que disse que a criação da data é "uma excelente idéia para equilibrar os gêneros".
Agora eu pergunto, equilibrar os gêneros? As mulheres podem ter a certeza do seu dia e nos homens que muitas vezes somos vistos como os que tomam decisão (que eu discordo um pouco disso por sinal) não sabemos qual a nossa data certa.
Pra mim essa idéia de “equilibrar os gêneros” é injusta, primeiro porque as mulheres sempre foram (agora esta se alterando) maioria psicológica e os homens minoria psicológica, sabemos também que a minoria psicológica é quem decide a maioria demográfica, essa é uma idéia da psicologia social.
Sempre me vem a pergunta na minha cabeça de qual o motivo de tanta discussão entre as diferenças de mulheres e homens, porque não aceitamos a idéia de que somos diferentes e esquecemos o machismo e o feminismo?
Hoje o machismo é criminável e o feminismo admirável, isso é justo? Penso que não, penso que poderíamos viver e conviver com as diferenças individuais, afinal, se fossemos todos iguais seria tudo muito chato, vamos viver as diferenças!
Aceitar as diferenças hoje em dia é quase um sofrimento que causa um mal-estar na civilização, não, não estou me referindo ao livro do Freud e sim estou me referindo a nossa aceitação das diferenças, por vezes, pessoas não ligadas a psicologia, salvo algumas exceções, não admitem os diferentes e querem sempre convencer que todos devem seguir os seus pensamentos, isso envolve tanto homem como mulher, parece haver uma maior aceitação das diferenças nas mulheres, mas isso não significa que elas aceitam mais ou menos que os homens.
Por vezes a diferença é vista como projeção, mais do que isso, deve haver também introjeções, transferências, um pouco de negação talvez, uma certa repressão pelo diferente, uma pitada de formação reativa também, pessoas tentam usar da racionalização para se defender das diferenças e algumas ate partem para a sublimação. Claro que isso varia de cada pessoa e pode ser também que não haja nada disso e isso tudo o que eu falei ser apenas uma alucinação minha.
Esse foi um texto rápido que escrevi sobre o que penso sobre esse dia, mas fica aqui a duvida e abro também para questionamentos a respeito de tal tema e do que foi proposto nesse texto, deixo sempre bem claro que meu interesse aqui não é esclarecer e sim de abrir para discussões cada tema que eu proponho.
Obrigado, Marcio Colli 

Um comentário: