segunda-feira, março 21, 2011

Psicoterapia sem medo.


Muito se fala sobre psicólogos, no entanto, quase ninguém sabe ao certo o que vem a ser um psicólogo, quando procurar um e qual o trabalho deste profissional. Não sabendo o que faz um psicólogo também não podemos saber o que faz um psicoterapeuta, meu foco nesse post é no trabalho do psicoterapeuta, respondendo algumas perguntas que todos fazem.
1) Quando procurar um psicólogo?
R. Devemos procurar um psicólogo quando temos qualquer situação que foge do “normal” e que nos leva a um sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica. Também é interessante procurar um psicoterapeuta para autoconhecimento, trocando em miúdos eu diria que temos de procurar um psicoterapeuta para autoconhecimento e quando temos um transtorno mental
2) Qual a diferença entre psicólogo, psicoterapeuta, terapeuta, analista, psicanalista e psiquiatra?
R. O terapeuta trabalha com terapias, qualquer tipo de terapia, seja ela espírita, física e até mesmo questões mentais de leve moderação, o psicoterapeuta trabalha com terapia também, no entanto é a terapia com base na psicologia, esse profissional tem formação em psicologia e é também psicólogo, porém, o psicólogo pode atuar em outras áreas alem da terapia em si, como por exemplo em empresas, escolas... o analista é quem trabalha com analise, resgatando conteúdos inconsciente, geralmente acontece com mais de uma sessão por semana, diferenciando do psicoterapeuta que o paciente vai visitá-lo uma vez por semana geralmente. O psicanalista é como o analista, no entanto tem formação em psicologia, por fim o psiquiatra, esse é o profissional que tem formação em medicina com especialidade em psicologia, ele pode receitar medicamentos, no entanto eles não fazem o tratamento do paciente, apenas receitam medicamentos, geralmente, mas pode ter exceções. O psicoterapeuta faz o tratamento do paciente e o psiquiatra receita o medicamente para solução rápida, porem não eficaz a longo prazo, pois pode viciar o paciente.
3) E como funciona o seu trabalho?
R. Eu sou psicólogo clinico ou psicoterapeuta, trabalho com a terapia da fala, ou seja, trabalho com o que o paciente traz pra mim de forma verbal, por vezes faço também a leitura da linguagem não verbal do paciente (linguagem corporal).
4) Qual o tempo e a frequência?
R. As sessões geralmente são de 50 minutos, uma vez por semana.
5) Por isso o uso do relógio?
R. Sim, por isso o uso do relógio, sempre é claro de uma forma que seja discreta e que o paciente não perceba onde esteja o relógio, pois isso pode prejudicar o processo terapêutico.
6) Como alguém pode te achar?
R. Interessados em meu trabalho podem ligar no meu celular de trabalho (47) 9959 3405, ou mandar um email para marciocolli@gmail.com.

Um comentário: