terça-feira, dezembro 07, 2010

Preconceito.

   Outro dia eu estava conversando com um amigo e surgiu a idéia de preconceito. Quero deixar bem claro aqui que eu sou um sujeito cheio de preconceitos, tenho preconceitos para vender e doar aos montes. Muita gente me diz “eu não tenho preconceito de nada”, ouvir isso me dói no ouvido.
    Preconceito significa nada mais do que um raciocínio anterior ao fato, se você é incapaz de prever que algo vai acontecer, aconselho que se estude mais sobre a sua vida. Não existe essa idéia de pessoas que não tem preconceitos. Preconceito hoje é visto em uma forma misturada com discriminação, a discriminação sim é algo ruim e penso que não deva existir.
    Mesmo sendo a discriminação algo terrível em nossa sociedade, hoje em dia, temos as mais diversas formas de discriminação, discrimina pela forma de se vestir, andar, comportamento sexual, corpo, conteúdo cognitivo (inteligência), entre as mais variadas formas possíveis.
    As pessoas que vivem falando que não tem preconceitos certamente são aquelas que a mídia consegue dominá-las de tal forma que fazem essas pessoas agir de maneira falsa com tudo e com todos. Finge-se hoje em dia em todos os níveis hierárquicos da sociedade.
    O fingimento hoje esta instaurado em nossa sociedade e é até apreciável por muitos, quantas vezes não ouvimos “sinceridade demais é prejudicial”, ouvir isso dói como um punhal que se firma nas costas da verdade. Como disse certa vez Marques de Sades “tudo em exagero é bom”, nessa ótica temos muitas coisas que em exagero é bom, penso que a sinceridade deva estar presente também.
    Sinceridade e educação nunca são demais. A máxima da falsidade do meu ponto de vista, ou melhor dizendo, conteúdo cognitivo, sinceridade e educação nunca são demais. Tenho vários preconceitos, mas talvez o maior de todos que tenho seja o de conteúdo cognitivo, me dói nos ouvidos ouvir a frase “eu não me arrependo de nada que eu fiz, eu só me arrependo do que eu não fiz”. Quando eu ouço algo desse tipo eu sempre pergunto “como?” se você não se arrepende de nada do que fez, mais uma vez eu sugiro que você pense mais em sua vida.
   Se eu tivesse a possibilidade de voltar no tempo e ter a chance de mudar algum comportamento que eu tive no passado, com certeza eu mudaria. Quantas vezes nós não fizemos algo que até prejudicou o nosso semelhante? Se tivesse a possibilidade de voltar e refazer da mesma maneira, com certeza não faríamos. O filme efeito borboleta nos faz pensar justamente por isso, uma atitude que poderíamos mudar no passado alteraria uma vida inteira, é como não aceitar algum negócio novo e depois ver que as pessoas ficaram ricas com esse mesmo negócio que você deixou pra traz.
      Existem três coisas que não voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida. Se eu pudesse voltar no passado com certeza eu não teria dito varias coisas e iria aproveitar as oportunidades perdidas, penso que todos fariam isso, ficarei feliz o dia que eu souber que existem pessoas pensando assim.
      Não quero que você pense assim apenas porque eu disse isso, mas sim que pense no tema, se levei você a pensar no tema já será um grande trabalho e terei a satisfação de dever cumprido. Obrigado, Marcio Colli.

9 comentários:

  1. Não existi pessoas sem preconceito nenhum. Eu mesmo tenho preconceitos, não devia, pois todos somos irmãos. Não tenho preconceito com gente de cores opostas a minha, pelo contrário tenho amigos brancos, negros, pardos, enfim e sempre me dei bem com todos, nunca nem passou pela minha cabeça nenhum tipo de preconceito contra eles ou com qualquer outra pessoa. AGORA tenho um certo desconforto com homosexuais. Mais respeito eles, já tive até um amigo assim. Cada um tem o direito de ser o que quiser, não é mesmo.
    Então eu tenho meus preconceitos, nem sei se essa é a palavra certa, tenho minhas concepções e ideias. ABRAÇO. Seguindo pra voltar.

    ResponderExcluir
  2. Poisé né... As palavras têm esse aspecto de ganhar novos significados e ir abarcando eles ao longo do tempo. O preconceito é um desses termos que acabou virando (talvez pelo uso indiscriminado) sinônimo de discriminação. Tudo porque um preconceito negativo sobre o outro baseado em cor de pele, religião ou credo ou ainda status social é condenável. Mas também pode se ter preconceitos positivos e por aí vai.
    O problema é quando estes preconceitos (sim de conceitos prévios sem nenhum contato com o fenômeno) levam a um tratamento cego daqueles que possuem uma característica em comum que acaba sendo generalizada para atitudes e pensamentos.

    Todo ser humano tem preconceito e tenta classificar o mundo e os outros seres humanos para conseguir tomar decisões acertadas. Então nossa experiência prévia nos leva a gerar conceitos sobre o que ainda não conehcemos e discriminá-los (separar em grupos ou categorias) para que possamos entender e tratar. Mas pessoas não são tão simples assim. Então fico por aqui, para voltar a discutir caso suja a oportunidade e novas opinões.

    ResponderExcluir
  3. Acho eu que nunca tive preconceito...]
    Pra ter uma idéia minha melhor amiga é negra e a melhor familia com quem me relacionei ate hoje dentro de 25 anos são negros mesmo...
    Discrimin-los não tem nem lógica eu os encaixo perfeitamente em todas as ocasiões da minha vida, até mesmo no nascimento do meu filho, onde minha amiga ficou com ele na uti pra eu ir para casa...
    Vai da capacidade mental de cada um!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Acho que a maioria dos preconceitos, digo, discriminação, vem das pessoas para si mesmas, ou para seu próprio grupo.

    ResponderExcluir
  5. te dei o prêmio ''Blogueiro Show'' é só passar no meu blog http://mentesmediocrespensamigual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Já que não vou ficar com medo de ser feliz, nesta palavra proferida que não quero que volte atrás e nem perder a oportunidade, achei você lindo!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelos comentários legais e pelo carinho, com certeza este foi um excelente presente de aniversário!!

    ResponderExcluir
  8. Porra, eu me arrependo de tudo na minha vida.
    Da muita vontade de voltar atras e fazer tudo diferente. Não importa o quão bom tenha sido o que eu tenha feito, a minha imaginação sempre consegue achar algo melhor.
    _____________________________
    http://assimounao.blogspot.com/
    Lê, comenta, segue, sei lá.
    Eu retribuo.

    ResponderExcluir
  9. todo pré-conceito é ignorante.

    ResponderExcluir