sexta-feira, outubro 28, 2011

Pensamento Logístico.

Há muito tempo eu comento sobre pensamento logístico com alguns amigos, clientes e parentes, mas nunca escrevi nada sobre esse termo. Pesquisando o termo, a única referência encontrada foi sobre a logística e o pensamento das organizações a respeito de tal.
Começando pelo pensamento, eu defino pensamento como sendo aquilo que é trazido à existência através da atividade intelectual, ou seja, o pensamento é um produto da mente. Por ser um produto da mente também temos de deixar bem claro que o mesmo não é expresso tão somente com palavras, mas também com expressões não verbais, muitas vezes não conseguimos nos expressar, expor nossos pensamentos com palavras e assim escrevemos, desenhamos, criamos algo artístico ou até mesmo usamos de mecanismos de defesa para esconder esses pensamentos.
O ato de pensar e agir vem a ser o que nos move diariamente. Pensar e agir logisticamente é uma forma diferente de pensamento que podemos adaptar para o nosso cotidiano pessoal e profissional.
Pensando na logística, gosto de definir a logística como sendo a atividade relacionada à obtenção, estocagem de materiais e produtos, processos produtivos, movimentação, e também todo o processo de fluxo físico de bens, produtos, serviços e informações em geral.
Quando associamos o ato de pensar com a atividade logística, temos ai um ato ativo, parece obvio não? Porém mais que um ato ativo é também um ato que vamos executando ao longo do dia com planejamento e sabendo dos nossos horários a cumprir e seguir por assim dizer.
Citarei alguns exemplos de pensamento logístico: quando acordamos geralmente vamos ao banheiro, lavamos o rosto, urinamos, escovamos os dentes, lavamos nossas mãos e após isso vamos preparar o nosso café da manhã. Muita gente faz e prepara o seu próprio café, sendo assim, essas pessoas têm de colocar a água para ferver (ou até chiar em alguns casos) e preparar o recipiente que vai colocar o café, quem faz o café com a ajuda de cafeteiras, também preparam a mesma. Após o café ficar pronto, colocamos ele na xícara ou copo, alguns colocam leite, açúcar, adoçantes, enfim, não vem ao caso agora, após o nosso café estar pronto dentro do recipiente que vamos colocá-lo, sentamos e tomamos o café.
Agora eu pergunto quanto tempo você levou para fazer todas essas atividades? O tempo varia de pessoa a pessoa, mas uma dica para economia de tempo seria usar o pensamento logístico.
Como seria esse ato usando o pensamento logístico? Muito simples, antes de irmos ao banheiro, preparamos a água ou a cafeteira, após isto vamos ao banheiro, ao sairmos do banheiro a água já está pronta ou quase pronta, o mesmo vale para a cafeteira, no caso da água, só prepararmos o recipiente para o café e adicionarmos a água, após isso, sentamos, preparamos o recipiente para tomar o café e assim o tomamos, ou seja, o tempo de você ir ao banheiro foi o mesmo tempo que você gastou fazendo o café, trocando em miúdos seria o ato de sair do banheiro e o café estar pronto.
Ganhamos tempo, mas só no tempo de preparo do café. Ao sair para trabalhar pense logisticamente novamente, fazemos isso todos os dias, ao escolhermos o melhor caminho para irmos ao nosso trabalho ou nos nossos estudos pela manhã. Quem faz o próprio almoço também, enquanto fazemos o arroz, preparamos o feijão, fritamos a batata, fazemos a salada ou preparamos a carne e por ai vai, uma questão fica no ar, qual o motivo de usarmos esse pensamento em casa e não usar no trabalho e estudos? Se ganhamos tempo no trabalho, ficamos mais tempo livre, se ficamos mais tempo livre, trabalhamos menos, se trabalhamos menos, erramos menos, se errarmos menos somos promovidos!
Olha que bacana, claro que tentei colocar de uma forma mais bem humorada esta parte, mas é uma questão também a se pensar. O pensamento logístico tem de ser, e deve ser nosso aliado e não nosso inimigo. Mas, e você? O que você acha disso? Obrigado Marcio Colli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário