terça-feira, março 15, 2011

O que é inteligência?

       Estava pensando no termo inteligência, penso ser interessante todos saberem o que é inteligência, mas poucas pessoas saberem definir, alguns acreditam que inteligência seja conteúdo, outros vão pelo lado da experiência, outros vão pelo histórico de vida, alguns pela solução de problemas e por ai vai, me peguei pensando em inteligência, esse assunto que ao meu modo de ver é bem interessante e conflituoso.
      Eu me recordo da definição de Binet que quando perguntaram pra ele o que era inteligência ele respondeu: “é o que o meu teste mede”. Binet foi quem criou o teste de QI, esse mesmo teste que todos já conhecem por ai e bla bla bla. Ate mesmo Oscar Wilde já dizia: “Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência.” O amado Freud vem a dizer que “A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.” Ok. estou me retendo em argumentos diferentes do que estou propondo. 
      Voltando ao tema principal “sabedoria é vencer-se a si mesmo; ignorância, em compensação; é ser vencido por si mesmo. O que importa não é viver, mas viver bem. Penso que não ter necessidade é coisa Divina e ter as menores necessidades possíveis é o que mais nos aproxima do Divino. Assim, por toda parte, eu vou persuadindo a todos a não se preocuparem demasiadamente com riqueza e com o corpo, mas a se preocuparem mais com a alma. E, certamente, a alma do homem participa mais com o Divino do que qualquer outra coisa, pois o que o homem tem de maior e melhor é a alma que Deus lhe infundiu. (Sócrates)”. 
       O que Sócrates diz acima é interessante, porem não define inteligência corretamente. No dicionário técnico de psicologia de Cabral & Nick (2003), o conceito de inteligência pode abranger diferentes significados; (1) Binet: “tendência para adotar e manter uma direção definida; capacidade de fazer adaptações com o intuito de alcançar uma determinada meta; poder de autocrítica.” (2) Claparède: “nível mental, considerado globalmente.” (3) Burt: “Fator inato das atividades cognitivas.” (4) J. Chaplin: “capacidade de resolver problemas frente a novas situações. Capacidade de utilizar efetivamente conceitos abstratos.” 
      Na minha opinião a melhor definição é a de J. Chaplin, ou seja, inteligência é a capacidade de solução de problemas. Se não vejamos, em um jogo de xadrez quando recebemos um cheque, temos de ter habilidade para sair dele e bolar uma nova estratégia para uma jogada mais ofensiva, de tal forma que deixe o seu adversário com “a pulga atrás da orelha”, gosto do exemplo do jogo de xadrez pois nos da a oportunidade de pensar em vários aspectos. 
     Voltando para inteligência, não seria interessante pensarmos que todos são inteligentes? Pois de uma forma ou de outra temos habilidades para solucionar problemas. Espero ter feito você pensar no tema, se fiz isso, fiz meu trabalho. Obrigado, Marcio Colli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário